Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
Tutoriais

Os 5 problemas mais comuns no Windows e como resolvê-los

Print Friendly, PDF & Email

O Windows está cada vez mais completo e autónomo, mas ainda existem muitas situações que não consegue resolver sozinho, vamos ver os 5 mais comuns e como resolve-los.

 

Videos não reproduzem correctamente

Windows tem pouco espaço

Touchpad deixou de  funcionar

Aplicações não abrem com o programa correto

Windows não faz updates

 

Videos não reproduzem correctamente

Muitas vezes quando vamos tentar ver um video, seja ele do Facebook ou um clip que descarregamos,  ele simplesmente não abre ou fica a imagem toda verde.
Existe uma solução rápida, basta instalar ffdshow , é um pack de codecs que permite ver a maior parte dos vídeos.
Caso continuem a ter problemas podem utilizar o VLC . Com uma interface fácil de utilizar, não é preciso nenhuma configuração inicial basta instalar e utilizar.

 

 

 

Windows tem pouco espaço

Falta de espaço é um dos grandes problemas, com algumas marcas a insistirem em lançar aparelhos com 32gb de espaço, ter o nosso equipamento com espaço e a funcionar correctamente fica um pouco mais difícil.
Uma das razões mais frequente para ficar sem espaço são as actualizações, que deixam ficar para trás muitos ficheiros temporários. Vamos ver como recuperar algum desse espaço ocupado por ficheiros que já não são necessários.

 

1 – Ir ao Meu Computador ( pesquisar na lupa  “este pc” e abrir), clicar com o botão direito no Disco local C:\ e seleccionar Propriedades.

 

 

2 – Na janela que abrir clicar em Limpeza do Disco

 

 

3 – Clicar em Limpar ficheiros do sistema

 

 

4 – Aqui os mais importantes são os dois primeiros, mas podem ser todos seleccionados para poupar ainda mais espaço. No fim carregar ok e aguardar que termine.

 

 

 

Touchpad deixou de funcionar

O touchpad deixou de funcionar e agora? A primeira coisa a tentar é ver se inadvertidamente o desligámos, procurem pela tecla Fn  e carreguem ao mesmo tempo na tecla com o símbolo do touchpad  normalmente é a tecla F4 ou F5.
Se não resultou, podem experimentar desligar e voltar a ligar o computador ( se não tiverem um rato externo podem ficar a carregar no botão de ligar durante cerca de 10s até o computador desligar ), muitas vezes o software do touchpad apenas deixou de funcionar.

Continua sem funcionar? Vamos então ver se está tudo bem instalado (têm de utilizar um rato externo):

1 – Na lupa  escrever Gestão de computadores e clicar no atalho, vai aparecer a seguinte janela

 

 

2 – Clicar em Gestor de Dispositivos e depois na seta junto ao Ratos e outros dispositivos apontadores

 

3 – Verifiquem se aparece em baixo alguma referencia a TouchPad como na imagem em baixo

 

 

4 – Se aparecer clicar em cima, seleccionar Desinstalar dispositivo e depois carregar no símbolo que está em cima para actualizar e voltar a instalar os drivers. Caso não aparece ou aparece com uma cruz vermelho ou com um ponto de exclamação, têm de ir ao site da marca do vosso portátil e na zona de suporte -> drivers colocarem o modelo exacto e fazer o download e instalar o respectivo driver.
Se continuar sem funcionar, poderá ser o problema físico no touchpad e será melhor levá-lo a uma loja especializada para que seja verificado e se necessário substituído.

 

 

Aplicações não abrem com o programa correto

Muitas vezes depois de instalarmos um programa ou mesmo depois de se fazer um update, alguns programas deixam de abrir com o programa que costumamos utilizar ou deixam de ter programa associado. Vamos então corrigir isso.

 

1 – Seleccionar o programa clicar com o botão direito e carregar em Abrir com Escolher outra aplicação

 

 

2 – Na janela que abrir devem seleccionar Utilizar sempre esta aplicação para abrir  e escolher o programa que necessitam, caso o programa não aparece na lista podem ir descendo até aparecer a opção Procurar outra aplicação neste PC e ir á pasta do programa.

 

 

Windows não faz Updates

Nos dias de hoje os sistemas têm de ser constantemente actualizados, seja por alguma falha de segurança ou para acrescentar funções e melhorar desempenho. O windows não é excepção e tem pequenas actualizações todas as semanas, mas por vezes não é possível concluir as actualizações seja porque houve um problema no download ou porque existe algum conflito no computador que não deixa terminar a actualização. Felizmente a Microsoft tem uma ferramenta que ajuda a resolver esses problemas.

 

1 – Fazer o download da aplicação Link , têm duas opções Windows 10 e Windows 7 ou 8

 

 

2 – Ao correrem o ficheiro vai abrir a janela de reparação do windows updates, devem carregar na opção Windows Update e Seguinte

 

 

3 – Caso não sejam encontrados problemas, vai ser pedido para executar com permissões de administrador. Quando terminar é só desligar e voltar a ligar o computador e já deverá fazer update normalmente.

 

 

 

Caso tenham alguma duvida podem colocar nos comentários ou passarem pela nossa página no Facebook .

 

Foto por: John Schnobrich

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.